Palavra do Presidente

“Enfermagem em evidência: foco na valorização profissional” foi o tema do 21º CBCENF. O reconhecimento da nossa profissão exige uma formação de qualidade, capaz de articular teoria e prática, e uma voz ativa da Enfermagem na construção de políticas públicas. A representatividade política, em todos os níveis de governo e instâncias de gestão, é fundamental para que a nossa voz seja ouvida.
O tema de valorização da Enfermagem está mais atual do que nunca. Somos uma das maiores categorias organizadas do país e precisamos nos fortalecer para valorizar a classe e melhorar a formação dos nossos profissionais.
A Enfermagem é responsável por 60% da mão de obra da saúde e cuida diretamente da população, presentes em todas as etapas da sua vida.  Realizar o maior evento da saúde da América Latina, reunindo profissionais, professores e alunos para refletir e debater, por cinco dias, as grandes questões da Enfermagem e da Saúde Coletiva, é uma grande alegria.
Saímos do 21º CBCENF com mais experiência, mais mobilizados e com a certeza de que somente a união de todas as entidades representativas da classe e de uma maior politização da Enfermagem teremos mais força e seremos mais valorizados. A valorização torna-se possível quando nos valorizamos, nos reconhecemos. Agradeço a cada um dos congressistas pela presença, fundamental para o sucesso do evento. Agradeço aos palestrantes. Agradeço a colaboração dos Conselhos Regionais de Enfermagem, parceiros da Comissão Científica na construção de uma programação ampla e rica, que reflete a realidade nacional.
Agradeço especialmente ao Coren-SP, nosso anfitrião, pelo empenho na organização do congresso e à cidade de Campinas que tão bem nos recebeu.
Um grande abraço a todos. Em 2019, temos um encontro marcado em Foz do Iguaçu!
Manoel Neri
Presidente do Conselho Federal de Enfermagem

Outras notícias