Encerramento do 21º CBCENF é marcado pela entrega da primeira certificação do PNQ

O Encerramento do 21º CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem) foi marcado por homenagens e pela entrega da  primeira certificação do PNQ (Programa Nacional de Qualidade) do Cofen ao Hospital Yutaka Takeda de Parauapébas, interior do Pará.

Para o presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, superar a magnitude do evento que aconteceu em Campinas (SP) entre os dia 26 e 30 de novembro será uma tarefa difícil.

“O 21 º CBCENF foi um dos melhores congressos já realizados, devido a riqueza da programação cientifica, a diversidade da programação, a participação de alunos e profissionais da enfermagem, e a participação das delegações internacionais”, pontuou Manoel Neri.

Neri destacou também, as oficinas realizadas, como a da Organização Pan-Americana de Saúde que tratou das práticas avançadas na enfermagem, além do segundo encontro Latino Americano de Saúde Mental.

O ponto alto da solenidade de encerramento do 21º CBCENF foi a entrega da primeira certificação do PNQ. O Hospital Yutaka Takeda recebeu o primeiro selo de qualidade, e oito profissionais da enfermagem receberam os certificados, resultado do bom trabalho que realizam na instituição.

Para o coordenador de Enfermagem do Yutaka Takeda. Diogo Silva Abreu, a certificação destaca o trabalho de sua equipe. “Acho que a maior vitória é a visualização do nosso trabalho, mais uma vez a enfermagem se torna protagonista do serviço de saúde e mostra o seu valor diante da sociedade”, afirmou.

A  presidente do Coren-PA, Danielle Cruz Rocha,  explicou que “o Hospital fica na Serra dos Carajás, uma área muito distante, mas mesmo assim os profissionais de enfermagem desenvolvem um trabalho de excelência”. 

Trabalhos premiados

Também receberam homenagens e prêmios, os trabalhos de maior destaque apresentados no CBCENF. Os três primeiros colocado receberam R$ 7,5 mil cada, São Paulo conquistou o primeiro e segundo lugares,  seguido pelo estado do Rio Grande do Sul.

Foz do Iguaçu sediará o 22º CBCENF

O presidente do Cofen anunciou ao final do evento que a cidade de  Foz do Iguaçu (PR) será a sede do Congresso no próximo ano. “Iremos trabalhar muito para fazer um grande evento no Paraná”, finalizou.
Neri foi  além e já anunciou a sede para o Congresso de 2020, segundo ele, a 23º edição acontecerá em Maceió (AL).

Outras notícias